A viagem da luz através dos olhos e o milagre da formação da imagem como a vemos – Parte 1
04/08/2010 - Em virtude da luz, enxergamos. Para que isso ocorra é necessário que a luz atravesse nossos olhos por quase duas vezes e depois seja meticulosamente interpretada pelo cérebro e devolvida a nós como visão e conhecimento.
Mas enxergar não é tudo! É necessário selecionar e interpretar o que é visto. Estas duas ações obedecem a um dos aspectos mais naturais da lei da vida, a sobrevivência.
E é por isto que os olhos se apresentam de maneira diversa nas espécies. Porém, este não é o centro da nossa explanação. Aqui falaremos sobre o olho humano atingido pela luz refletida nos objetos que o cercam.
Vivemos num ambiente repleto de curiosidades e coisas interessantes. O
olhar detêm-se no que nos desperta interesse no momento.
A luz atravessa o filme lacrimal, a córnea, o humor aquoso, o cristalino, o humor vítreo, a retina, o nervo óptico e continua a viajar até o córtex cerebral onde a imagem é revelada como realidade visível.
A travessia da luz e as camadas oculares atingidas da primeira a última:
Luz atravessa primeira camada: filme lacrimal
-Primeira camada:
Filme lacrimal: é uma fina película líquida composta de lipídios, água,
metabólitos, eletrólitos, enzimas e mucina. A lágrima tem um volume
aproximado de 5 a 10μl, sendo renovado a razão de 1 a 2 μl/minuto.
O papel da lágrima é proteger, umidificar e nutrir a segunda camada, a córnea. Mas não deixa de ser a primeira lente a ser atravessada pela luz.
A sua deficiência compromete a saúde da córnea, alterando a nitidez da visão.
Luz atravessa segunda camada: córnea
-Segunda camada:
Córnea: comparativamente, a córnea é o para-brisa de nossos olhos e a lágrima seria a chuva sobre o para-brisa. Diferente da esclera (a parte branca), a córnea é transparente.
A transparência da córnea permite que, ao olharmos para uma pessoa, observemos a cor dos seus olhos. Para a luz viajar do meio externo para dentro dos olhos é necessário que a córnea esteja saudável e bem transparente.
Esta estrutura mede em torno de 500μ e é organizada em cinco camadas.